Help - Search - Members - Calendar
Full Version: Windows Vista News
CG Art Domain > Lounge > iLife > Software e Sistemas Operativos
Pages: 1, 2
greven
Criei este tópico para se ir actualizando com as novidades do Windows Vista para não estar tudo disperso, estando assim mais fácil de aceder e procurar.

Microsoft will move the graphics for its next version of Windows outside of the operating system's kernel to improve reliability, the software giant has told Techworld. Vista's graphics subsystem, codenamed Avalon and formally known as the Windows Presentation Foundation, will be pulled out the kernel because many lock-ups are the result of the GUI freezing, Microsoft infrastructure architect Giovanni Marchetti told us exclusively yesterday.

The company has already announced to developers that most drivers, including graphics, will run in user mode - which means that they don't get access to the privileged kernel mode (or Ring 0). At this level, a process can do anything it likes, including overwriting memory that doesn't belong to it. The result of such overwriting by (usually) buggy code is often a system crash. So the move should result in greater reliability, because crashing drivers cause some 89 per cent of system crashes in Windows XP, according to Microsoft. When run in user mode, they won't be able to bring down the entire system.

Link: http://www.techworld.com/news/index.cfm?RSS&NewsID=5002

News source: Techworld.com

Microsoft will Ship All Vista Bits with Each Product Edition
Although Microsoft will market several Vista product editions, or SKUs, the company will distribute one version of the product's DVD providing the code for all product editions on each disc. That way, users will be able to unlock functionality from higher-end Vista editions at a later date, after paying for the upgrade privilege. The change in plans, which was first reported by "CRN," means that Microsoft will need to maintain only a single Vista master disk image rather than the multiple images that would otherwise be required. Each time a Vista edition is upgraded, Microsoft will provide an updated product key, as each product edition requires different product key sequences. At that point, your old product key will be invalidated so it can't be used on a different system. Say what you will, but this new scheme makes a lot of sense, given the sheer number of email messages I get about upgrading one edition of XP to another. And with Vista, we'll see even more product editions, each with its own specific set of features.

in Neowin
rcas
Pronto, não gosto de Microsoft, sim é verdade, mas aqui vai a Teoria da Conspiração.

Para estarem a retirar o sistema gráfico do Kernel é porque está mesmo muito cheio de Bugs, de outra forma eles deixavam-no lá estar, pois isto vai resultar num sistema gráfico mais lento, levando quem usar o Vista a ter de fazer um upgrade ao PC para poder ter a mesma velocidade que tinha no XP.

Uma das vantagens é ser claramente mais estável, mas se a integração for como é costume da Microsoft, vai resultar num sistema estúpidamente lento até ao primeiro ou segundo Service Pack.

Outra das coisas é, se vão agora retirar o Sistema gráfico do Kernel, preparem-se para uma de duas coisas, ou mais 6 meses até tudo estar estável novamente ou então a lançarem o Vista assim que possam e vir um sistema com Bugs até mais não.

Mas ainda tem mais, com isto a ATI, NVidia e outras vão passar mais uns meses a refazer partes dos Drivers, isto porque para funcionar em Userspace vai resultar em drivers super lentos e para usar o kernel efecientemente agora que o sistema gráfico passou para userspace vai demorar mais algum tempo, é de antever uns 4 meses até existir uns drivers para as gráficas no Vista, isto após o lançamento do Sistema Operativo.

Ao olhar para a forma como a Microsoft implementou a arquitectura no Vista é de chorar a rir, é que o Linux sempre funcionou assim e a MS sempre disse que assim era mau e que como estava no Windows é que era bom, mas pronto.
E com isto temos de ter em conta que o Linux já cá anda à algum tempo, o suficiente para que esta arquitectura no Linux esteja estável, bem testada e funcione eficientemente.

Vou continuar com o Linux que melhora a cada dia que passa e não me isola em termos de alterações, posso fazer o que quero e alterar o que bem entender. E acho que quando sair o Vista vai ser o dia em que passo todos os PCs que tenho para Linux.

Não interpretem isto mal, é mais um desabafo.

-- Rui --
greven
É provavel que venha com Bugs, nenhum software se livra disso muito menos um Sistema Operativo que é o software mais complexo que se pode conceber. Tendo em conta que os Windows são sistema que correm em mil e uma configurações possíveis bugs não são de certeza algo a excluir. Obviamente que os drivers não vão surgir no primeiro dia que o Vista sair, não foi assim com o XP nem será com nenhum release de Windows. Quanto aos drivers ATI e nVidia o que li é que isso vai mudar bastante. A partir de agora vai haver um driver unificado, vai deixar de existir drivers nVidia e drivers ATI, etc...

Quanto ao sistema gráfico correr a nível de utilizador e não de Kernel não sei porque criticas a Microsoft de efectuar a mudança. É verdade que o Linux já o usa há bastante tempo, mas o próprio Linux é uma versão opensource de Unix que esse sim já usa este sistema desde os primórdios. É por isso que quando existe um fatal error em Linux não ficamos agarrados como ficamos no Windows, pois o sistema gráfico corre a nível do user e não no ring 0 do sistema. De qualquer forma posso dizer que não me lembro da última vez que tive um hang no XP. Sabiam que a Microsoft é principal accionista de uma das maiores empresas de Unix do Mundo? A SCO. Pelo menos li umas noticias disso há uns tempos.

Quanto a correr lento, até agora os betatesters dizem que é bastante rápido, mas ainda não é uma beta com o full content nem features. Quanto a ser preciso um upgrade do PC, a Microsoft diz que isso não será necessário. Só que o próprio sistema faz um bench ao nosso hardware e detecta ajusta os componentes de forma a optimizar o windows à nossa máquina. Mas também disseram que para correr o Windows Vista a 100%, com todo o eye candy ainda não existe hardware capaz de o fazer. De qualquer forma temos de ver que o Vista sai daqui a um ano, até lá muitas placas novas vão sair, novas funcionalidades e claro, aumento de performance. A Microsoft indicou também que um dos bottlenecks dos sistemas de hoje em dia é o Storage, nomeadamente os Hard Drives. Isto não é novidade, não é por nada que as Workstations mais potentes recorrem a SCSI ou RAID 0 com discos de 10 000 RPM e coisas semelhantes. É nesta optica que a Microsoft juntamente com a Samsung vão lançar um disco hibrido, com Flash para Cache integrado com um disco rigido de alta rotação.

Do Vista resta saber se realmente vai responder as expectativas e ao que a Microsoft promete para o mesmo. Na minha opinião vai ser o maior passo no Windows desde a transição do 3.1 para o Windows 95.
lontra
...the company will distribute one version of the product's DVD providing the code for all product editions on each disc. That way, users will be able to unlock functionality from higher-end Vista editions...

Tenho de admitir que não tenho estado a seguir o Vista a fundo, mas já li em qq lado esta cena das varias versoes...

Vai ser a mesma coisa que aconteceu com o XP - home vs. pro? Ou vao haver ainda mais versoes?...

Hasta
greven
Isso é que vai ser uma confusão. Vai haver uma panóplia de versões. Acho que se vai perder mais tempo a pensar que versão se deve comprar que a instalar o windows! tongue.gif

Vê aqui: http://www.winsupersite.com/showcase/winvista_editions.asp
KaLhaU
Ou seja, quando for possivel, vamos todos 'comprar' a "Professional Edition"....

visto que o resto nao tem interesse.....

Aqui no trabalho, compraram-se licenças de XP Pro à menos de um ano.....

Quando vim para cá trabalhar e começei a instalar as licenças, perguntei como seria quando sair o Vista, disseram-me que simplesmente só se voltaria a comprar Sistema Operativo, talvez na proxima versao depois do Vista...... LOL

E esta vai ser a realidade em muitas empresas...
greven
Claro que sim Kalhau, mas isso já aconteceu com o XP. Ainda estão muito boas empresas a utilizar Windows NT4, Windows 98, Windows ME, Windows 2000, etc...

Vejam este comparativo do WindowsSuperSite do Vista Beta vs OS X. É bastante ilucidativo faces às capacidades do Vista Beta vs OS X. Temos de ter em conta que se está a comparar um sistema final com outro em fase Beta e que ainda está longe da versão terminada com a betas a ainda não incluir bastantes features.

Part1: http://www.winsupersite.com/showcase/winvi...vs_tiger_01.asp

Part2: http://www.winsupersite.com/showcase/winvi...vs_tiger_02.asp
Darth
lololol

Vá lá que as comparações não aparecem só de mac users...

lolololol

Acho piada a estas comparações... Fazem-me rir...
greven
O que é que tem a comparação que te faça rir? dontgetit.gif

Podias ao menos justificar a tua afirmação, já que assim ficamos a perceber o mesmo.

Não é lá uma grande teste na medida em que se compara um produto não final com outro final. Mas a parte da segurança pelo menos é interessante de ler (na parte 2). O autor do artigo deixa bastante claro a superioridade do Sistema Operativo dos Macs a nivel de segurança face ao Windows, o que não é novidade.
estigma
vamos para uma win vs mac war?

Olhem que o Linux ganha... biggrin.gif
Darth
prometi a mim mesmo que não entro mais em discussões desnecessárias...
rcas
Vai ser de certeza o melhor Windows feito até hoje (realmente não podia ser pior, obviamente, ok, tou no gojo).
Eu acho que a mudança é para melhor, mas pelo que a Microsoft já habituou as pessoas, vai ser um processo moroso, complexo e que involve gastar resmas de massa para poder estar actualizado e isso é que é pena.

A que custo se irá fazer o Upgrade para o Vista ?
- Upgrade de Hardware
- Muito software não funciona no Vista (isto inclui muitos jogos)
- Aplicações OpenGL deixam de funcionar nativamente (por falar em monopólio ...)
- Performance inferior à do actual Windows
- Preço alto para uma versão decente
- Necessidade de fazer upgrade ao Anti-Virus, Firewall e eventualmente Office (ainda sai caro)

Isto adicionado ao facto de estarmos a alimentar um monopólio cada vez maior.
Mas claro é a minha opinião.

Eu continuo a gostar muito do Linux e se tiver de mudar que seja para Mac OS X.

-- Rui --
greven
QUOTE (Darth @ Jan 16 2006, 11:04 PM) *

Este tópico de certeza que não será outro OSx vs Windows, até porque o tópico é sobre o vista. Mas tu dizes que a comparação te faz rir, mas não dizes porquê, é que gostava de saber, só isso. unsure.gif Já agora leste os dois artigos ou vieste postar só mesmo para chatear? sarcasm.gif

rcas, tens razão, a que custo virá a mudança. Eu próprio mudei para Windows XP já o mesmo tinha saido há mais de um ano. Isto por causa da disponibilidade de drivers e afins, decidi esperar até tudo estar mais estável e haver menos incompatibilidades.

rcas, antivirus e firewall não vai ser necessário, vai vir no próprio vista.

Quanto a ser preciso hardware melhor, como te disse segundo o que a Microsoft tem relatado o mesmo não será necessário, a não ser claro que queiras ter todo o eye candy, mas a nível de funcionalidade este correrá no hardware corrente (mas obviamente não deve ter os mesmo requisitos minimos do XP). É natural que tal aconteça, temos que perceber que um sistema como o windows sai para o mercado para vários anos e certamente que é dos principais responsáveis por marcar o ritmo de evolução do hardware hoje em dia. O Vista vai suportar nativamente processadores a 64 bit, logo é normal até que tenha um aumento de desempenho.

Obviamente que o Vista não vai agradar a todos, eu estou ansioso pela saída do sistema operativo, pois gosto bastante de experimentar novos softwares e ainda mais sistemas operativos. Não é por nada que frequentemente instalo várias distros de linux! smile.gif

rcas, também sou fã de linux, principalmente do ubuntu e do kubuntu, gosto mais de kde (cada vez gosto menos do gnome). Se muitos experimentassem por exemplo o amaroK nunca mais queriam outra coisa, qual WMP ou iTunes! tongue.gif

Mas isto é sobre as news do vista... por isso não vou fugir ao tema.
blastarr
É falso que a Microsoft (como membro original do consórcio OpenGL no início dos anos 90, mal a Silicon Graphics abriu o standard) não deixe correr o OpenGL nativamente no Windows Vista.

O que se passa é que o OpenGL é suposto ser gerido por uma entidade autónoma chamada ARB (architecture review board), mas esta tem sido demasiado permissiva e lenta.

Vejam o que se passa com as inúmeras extensões proprietárias, da Nvidia à ATI, da Apple à SGI, da Sun à IBM, da Sony (Cell) à 3DLabs, é um sem fim de coisas que não estavam na spec original, e que, por isso mesmo, se tornou tão instável que levou ao adiamento do OpenGL 2.0 finalizado.

Para além do mais, a MS está determinada a não autorizar extensões proprietárias no seu próprio DirectX em benefício da estabilidade e segurança do sistema, pelo que coisas como SM 2.0b, ou SM2.0+, implementações proprietárias de filtros anisotrópicos e bilineares/trilineares, métodos de shading, etc, estará tudo congelado dentro de uma só spec definida pela MS e não pelos fabricantes de gráficas.

Isto significa também o fim das diferenças de qualidade de imagem e a mais difícil "optimização" para mascarar performance deficiente do hardware.

Por outro lado, o que não será também autorizado (dentro dessas directivas), será o uso combinado de elementos de interface DirectDraw/DirectX em aplicações OpenGL, como muitos dos packages de modelação 3D actuais.

Para optimizar, basta simplesmente usar OpenGL em exclusivo nessas aplicações, não é muito difícil (resume-se frequentemente a alterar o sistema de rendering de toolbars, caixas de diálogo, etc).

Greven, a MS é até co-criadora do Unix System V, na sua forma actual da SCO biggrin.gif

Isto porque, antes da compra da SCO pela Caldera (que tomou o seu nome), esta era apenas a criadora do ramo original de Unix, mas não o desenvolvia porque a empresa-mãe (AT&T "antiga") estava no negócio dos telefones e não podia vender SO's.
Assim, a MS comprou em fins dos 70's uma licença POSIX e começou a desenvolver o "MS Xenix", que depois descontinuou e vendeu à SCO em princípios dos anos 90.
Esta, já depois do desmembramento da AT&T, era uma empresa independente, e assim juntou o codebase da MS com o da sua licença original, dando orígem ao Unix System V actual.
Curiosamente, a Caldera era uma distribuidora de Linux, mas agora (sob o nome da empresa que comprou, como disse antes) está a processar quem quer usar SO's Linux sem pagar royalties por alegado código copiado...

edit

2 novos drivers nVidia ForceWare para Windows Vista (LDDM):

85.05 (rip-off do driver incluído na Build 5270 pre-Beta 2 do Windows Vista):
http://www.laptopvideo2go.com/forum/...showtopic=8487

86.70:
http://www.laptopvideo2go.com/forum/...showtopic=8540

edit 2
para o rcas:

Se estão a tirar o sistema gráfico antigo para forçar actualizações de hardware caras, como explicas isto ?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/e...top-classic.png
(sim, é o Windows Vista 5270 com o interface do Windows 2000/XP sem themes)

Aqui vai a descrição resumida da wikipedia:

"Windows Classic

Windows Vista December CTP 5270 in "Windows Classic" modeThe most basic user interface offered by Vista, which is very similar to the appearance of Windows 2000, and Windows XP with its "Luna" visual style deactivated.

-Does not use the new Desktop Compositing Engine; Flip 3D, live window previews, and tearing-free window dragging are therefore not supported.
-Requires Windows XP Display Driver Model (XPDM) or WVDDM drivers.
-Graphics card requirements are the same as Windows 2000.
-An option for corporate deployments and upgrades."

Muita gente nem sabe porque é que o interface do windows 3.1 aínda existia no Windows 95 e NT 4.0 como opção, mas a razão é a mesma, retro-compatibilidade.

Por outro lado, ao fazer o off-load do interface para a placa gráfica, quem ganha é quem tem CPU's x86 mais lentas, não achas ?
É que mudar de gráfica é relativamente fácil, mas mudar de CPU pode implicar mudar também a motherboard, o tipo de memória RAM, etc, com custos bem maiores.
Darth
QUOTE (greven @ Jan 17 2006, 12:27 AM) *
QUOTE (Darth @ Jan 16 2006, 11:04 PM) *

Este tópico de certeza que não será outro OSx vs Windows, até porque o tópico é sobre o vista. Mas tu dizes que a comparação te faz rir, mas não dizes porquê, é que gostava de saber, só isso. unsure.gif Já agora leste os dois artigos ou vieste postar só mesmo para chatear? sarcasm.gif

Foi só para chatear...

Depois falamos ao vivo e a cores...

Não me apetece escrever...
latrine
Já agora a versão profissional não vai trazer algumas optimizações gráficas vocacionadas para o homeuser/game master... por outro lado a media edition não vai ter algumas funções de rede e comunicação optimizadas que são optimas para a joga...

A ideia é que a versão corporate/pro é a que cai sempre na rede já que precisam apenas de uma chave única não sendo necessário activação (imaginem uma empresa com mais de 10.000 pc a activar todos os pcs durante uma migração) e essa versão não vai ser a optimizada para a joga que quem normalmente copia/usa em casa valoriza... e agora??...
Isto é apeans para dificultar a vida aos crackers/users de versões piratas
rcas
QUOTE (blastarr @ Jan 17 2006, 01:08 AM) *
edit 2
para o rcas:

Se estão a tirar o sistema gráfico antigo para forçar actualizações de hardware caras, como explicas isto ?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/e...top-classic.png
(sim, é o Windows Vista 5270 com o interface do Windows 2000/XP sem themes)

Aqui vai a descrição resumida da wikipedia:

"Windows Classic

Windows Vista December CTP 5270 in "Windows Classic" modeThe most basic user interface offered by Vista, which is very similar to the appearance of Windows 2000, and Windows XP with its "Luna" visual style deactivated.

-Does not use the new Desktop Compositing Engine; Flip 3D, live window previews, and tearing-free window dragging are therefore not supported.
-Requires Windows XP Display Driver Model (XPDM) or WVDDM drivers.
-Graphics card requirements are the same as Windows 2000.
-An option for corporate deployments and upgrades."

Espero mesmo que sim, mas !!

O Windows XP tambem trás esta opção de desactivar os themes e usar o modo "classic", que por sua vez, e ao contrário do que é publicado, é um theme, mas sem imagens e com uma ou duas coisas desactivadas para não ser tão lento.

O que vais ter no Vista é uma coisa idêntica, mas desta será ligeiramente pior, pois ao invés do XP que apenas desabilita uma ou duas funcionalidades, no Vista ao usares o Classic irás perder muita da funcionalidade do Interface. E não é só ao nível visual que as coisas ficam lentas, é a vários níveis.

Agora eu pergunto:
Se é para usares o Vista com a maior parte das novas funcionalidades desactivadas, para quê usar o Vista ?

Ok, fico por aqui....

-- Rui --
greven
rcas, para quê? Se for para melhorar substancialmente a segurança achas que isso não interessa para a grande maioria das empresas? Aliás, a grande maioria das empresas não se importa com o eye candy.

latrine, o teu ponto de vista é interessante, mas viste a noticia que pus em cima? A Microsoft só vai criar uma única ISO, tu podes desbloquear features dentro da ISO adquirindo códigos à Microsoft. Por exemplo podes comprar a versão home, mas a ISO tem tudo o que tem a versão ultimate, mas para isso tens de desbloquear a mesma com os códigos que adquires à Microsoft.

Ou seja... a verão que andará a circular na net são todas, só muda os códigos! biggrin.gif

PS - Diga-se de passagem que o Windows versão pala no olho é muito menos chato que a versão legal. Por exemplo, eu tenho a versão legal, uso o Deamon Tools, quando aumento o número de virtual drives, estes são detectados como DVD-Roms, ora, o sistema operativo pede-me logo para fazer a autenticação do sistema... AGAIN! tongue.gif
rcas
QUOTE (greven @ Jan 17 2006, 01:47 PM) *
rcas, para quê? Se for para melhorar substancialmente a segurança achas que isso não interessa para a grande maioria das empresas? Aliás, a grande maioria das empresas não se importa com o eye candy.

Vamos ver até que ponto vai a segurança, é que por enquanto o que se sabe é mais marketing que outra coisa, mesmo as reviews que se vêm por enquanto na net são reviews aprovadas pela própria Microsoft.

Vamos lá ver ....

Sinceramente pelo que li e vi, do ponto de vista do utilizador, o Vista não é mais que um upgrade ao XP, com as seguranças melhoradas, um theme melhor (vamos ver até que ponto) e mais umas coisitas eye candy. Quase todas estas coisas estão já disponíveis no Mac OS X e até no Linux.
Do ponto de vista dos programadores é que se tem uma plataforma mais estável e com maior potencial, mas essa mesma plataforma existe tambem com o Mono, que é uma implementação do .NET mas Open Source e que funciona em Linux, Mac OS X, Solaris e Windows.

Por isso fica a pergunta, porque ficar pelo Windows, só me lembro de uma resposta: Por causa dos jogos !
Mas para isso compro uma consola e uso o meu PC com um SO de jeito e que não me dá chatice !

Problemas com a M$ já tive imensos, o sistema torna-se estupidamente lento após algum tempo de utilização porque tenho de ter Firewall e Anti-Virus em cima (que pesam) e mesmo assim não é garantido que me safem de qualquer intrusão por parte de algum Hacker ou Vírus mais recente, isto sem ter em conta que as correcções para as falhas de segurança da M$ demoram meses a sair e normalmente quando saem lixam alguma coisa que antes funcionava, obrigando ao upgrade de determinado software.

Esta "forma de estar" da M$ vai-se manter no Vista e próximos SO. Eu não acho isto aceitável e se fosse uma empresa optava por uma alternativa.

Diga-se de passagem, quando sair o Vista vai ser a altura das empresas repensarem para onde querem ir e analizar os SO dísponiveis, Windows, Mac OS X ou Linux. Por essa altura já o Mono deve estar a funcionar na sua versão 2.0, o que ajuda nas decisões para várias empresas, em especial Software houses.

O Vista ou se torna um sucesso descomunal ou dá o ínicio do declínio do império.

-- Rui --
latrine
Pelo contrário.. o declínio do império começou com o XP. Muitas empresas (A SIBS por exemplo) ainda assentam toda a sua infraestrutura principal em windows NT. O XP foi apenas um update do NT e que nõ teve assim tanto sucesso no mundo empresarial...

O Vista vai ser diferente, na medida em que foi quase todo pensado de raiz, mantendo as fortes ligações com compatibilidades com o passado.

Vai-se aproveitar a passagem para 64 bits, vai-se individualizar coisas para fora do kernel para oferecer mais estabilidade (Os gráficos serão independentes o que tornará o sistema operativo mais estável - pelo menos crashes completos serão coisas mais raras, os layers de comunicação também) sem falar na segurança acrescida de mecanismos tipo unix (no mínimo diferenciação user/admin)...

Agora para que o SO tenha pleno sucesso vamos ter que fazer upgrades de certeza, mas tal como em tudo na vida, tal como no MAc OSX (que os 512 Mb de Ram que vêm de base nos computadores já não chega- antes de reclamarem, eu tenho XP instalado numa máquina com 256 Mb e corre normalmente).

Na altura quando forem trocar de pc (assumindo um tempo de vida de mais dois anos para o meu pc), este upgrade será feito à custa de componentes de custo médio... tal como quem compra um pc hoje em dia provavelmente não se arrisca a comprar materiais topo de gama, quando os avalia numa relação performance/preço...
KaLhaU
@rcas

"O Vista ou se torna um sucesso descomunal ou dá o ínicio do declínio do império."

mas isso é assim com tudo, nao é só com SO's ou com com software ou com carros ou até com marcas de pastilhas......

sempre que se lança um novo produto pó mercado... fica sempre a questão de que é sucesso ou é declínio... tongue.gif

Quanto a usar o theme "Classic".... é o que uso em qualquer computador com XP.... e sem sombra de duvida que é o que vou continuar a usar o dia que tiver o Vista.....
rcas
QUOTE (KaLhaU @ Jan 17 2006, 03:41 PM) *
@rcas

"O Vista ou se torna um sucesso descomunal ou dá o ínicio do declínio do império."

mas isso é assim com tudo, nao é só com SO's ou com com software ou com carros ou até com marcas de pastilhas......

sempre que se lança um novo produto pó mercado... fica sempre a questão de que é sucesso ou é declínio... tongue.gif

Aqui tem uma conotação especial devido à empresa que é. E o Declínio é relativamente à empresa.
Claro que qualquer novidade ou tem sucesso ou fracasso.

-- Rui --
GLmig
Declinio?? Dudes isto é a microsoft, podiam fazer a maior porcaria de OS do mundo que ainda lhes sobrava dinheiro para fazer outro e n iam à falencia, além disso n acredito que façam pior que o XP, logo se fizerem "igual" ou melhor acredito que o publico aceita.
greven
Eu não quero parecer que defendo a Microsoft em tudo, nada que se pareça, uso o software que me parecer melhor e o que melhor se adapta às minhas necessidades e pretensões de uso, mas por vezes questiono-me se vocês usam o mesmo Windows que eu...

Eu uso uma (aliás, duas, no desktop e no laptop) versões (legais) do Windows XP SP2.

Hardware's completamente distintos, motherboard, gráfica, processador, memória, placa de som...

Em ambos os computadores o XP funciona bastante bem. Tanto no desktop como no portátil tenho o sistema instalado durante vários meses sem problemas. Por acaso a instalação no desktop é nova porque tive de trocar de motherboard e processador e por causa dos drivers convinha fazer um reinstall ao sistema operativo, mas antes tive o mesmo quase um ano sem problemas ou percas de performance.

Mas isto é assim principalmente depois do SP2, admito que antes de sair o service pack 2, de 6 em 6 meses no máximo tinha de reinstalar o sistema operativo. Mas hoje em dia, instalo montes de software, trial's, demos e não só, jogos e afins, desinstalo e tenho o sistema operativo a funcionar 24 sobre 24 sem problemas alguns.

Obviamente que a experiência é capaz de mudar de máquina para máquina, de não ser tão fiável em máquinas antigas ou algumas configurações criarem problemas de estabilidade, mas no meu caso não me posso queixar. Aí está a vantagem dos PC's ou computadores Apple out of the box, é só ligar e funciona, a estabilidade está garantida à partida.

Eu penso que o Vista vai ser um grande passo, não só a nível de segurança como inovações a nível gráfico (o sistema Avalon), melhoria a nivel de redes (P2P integrado, IPv6...) entre outras cenas como suporte optimo para jogos, adaptação do SO ao nosso hardware...

E para quem diz que para jogar jogos compra uma consola, quanto a mim isso não se aplica. Eu gosto de jogar jogos, há quem não goste, mas tem que admitir que os jogos de uma consola não têm nada a ver com os jogos de no PC. Como é que vão jogar World of Warcraft numa consola? Ah pois... não há! Civilization 4 ? Ah pois... etc, etc, etc... E que Sistema Operativo é que corre decentemente estes jogos? Windows, para o bem ou para o mal é o Windows.

Isto chegará para me convencer a ir para o Vista? Se isto tudo realmente for implementado e funcionar bem, sim. Será que vai funcionar como a Microsoft promete? Não sei, mas a máquina por detrás deste Sistema Operativo é impressionante e bate qualquer desenvolvimento de outro sistema operativo tanto da Microsoft como outros. Agora se isso vai realmente dar bons frutos, não sei... é esperar para ver! tongue.gif

Quanto a migrar para outro sistema operativo caso o Vista falhe, bem, primeiro penso que não vai falhar, segundo se falhar a empresa da qual estamos a falar chama-se Microsoft, gostem ou não é a empresa mais poderosa a nível de Software do Mundo, tanto de infuência como monetáriamente. Estamos a falar da empresa que está a perder dinheiro em Unidades de venda da X-Box360 só para poder ganhar cota de mercado à Sony e Nintendo (mais à Sony, a Nintendo é de outro campeonato...). O poder da Microsoft muitas vezes é utilizado de má forma, tanto que é uma empresa pródiga em comprar outras empresas e acabar com o trabalho destas, mas qualquer grande empresa faria o mesmo, outras fazem-no em outras áreas (nVidia -> 3Dfx, Adobe -> Macromedia, Autodesk -> Discreet -> Alias ...).

Em relação às opções de SO's para mudar, caso o Vista se revele um tremendo fracasso e um fraco upgrade face ao XP, fico no XP quanto tempo for possível. Se tiver que ser, mudo-me para outro Sistema Operativo. Possivelmente seria para Apple, porque apesar de gostar muito de OpenSource e de cada vez mais gostar de Linux e outros programas de distribuição gratuita (cada vez uso mais opensource no XP) temos que admitir que enquanto as empresas de Linux não juntarem forças o Linux não passará de um projecto bonito com boas intenções, o próprio Linus Torvalds saiu do projecto faz tempo. As várias distros apresentam quase todas os mesmos argumentos umas face às outras. Linux é interessante em certos contextos, para alguns programadores, para servidores, para umas brincadeiras, para algumas empresas (embora acabem por vezes de gastar mais dinheiro em suporte do Linux do que em comprar licensas para Windows), mas temos de ver que Linux não é um bom sistema Operativo para o Joe User. Ainda é demasiado complicado em muitos campos, pouco intuitivo, pouco user-friendly.
Se o rui_mac fala das assicronias do Windows o que poderemos dizer do Linux? Eu gosto de utilizar linux, mas temos que ver a percentagem de pessoas que conseguiria instalar o mesmo, ou pior, instalar programas no mesmo, mesmo utilizando distros como o Ubuntu. Apesar de tudo o melhor X para o linux hoje em dia (discutivel, claro...) é o KDE que cada vez mais se parece com o Windows...

O futuro não sei, não faço futurologia, falo do Vista pois é interessante seguir a evolução deste sistema operativo. Se será o meu sistema operativo no futuro, não sei. Opções não faltam, por isso vamos dar tempo ao tempo e esperar que este saia para o mercado. smile.gif
FallenHaven
acho que me vão doer as Vista's quando este SO sair...
rcas
Só umas pequenas correcções biggrin.gif .

QUOTE (greven @ Jan 17 2006, 04:33 PM) *
E para quem diz que para jogar jogos compra uma consola, quanto a mim isso não se aplica. Eu gosto de jogar jogos, há quem não goste, mas tem que admitir que os jogos de uma consola não têm nada a ver com os jogos de no PC. Como é que vão jogar World of Warcraft numa consola? Ah pois... não há! Civilization 4 ? Ah pois... etc, etc, etc... E que Sistema Operativo é que corre decentemente estes jogos? Windows, para o bem ou para o mal é o Windows.

Eu estava à espera desta, hehe, e sim é verdade, neste caso esquece as consolas.

Possivelmente seria para Apple, porque apesar de gostar muito de OpenSource e de cada vez mais gostar de Linux e outros programas de distribuição gratuita (cada vez uso mais opensource no XP) temos que admitir que enquanto as empresas de Linux não juntarem forças o Linux não passará de um projecto bonito com boas intenções, o próprio Linus Torvalds saiu do projecto faz tempo.

O Linus Torvalds não saiu do projecto e continua um dos mais activos programadores no Kernel.

As várias distros apresentam quase todas os mesmos argumentos umas face às outras. Linux é interessante em certos contextos, para alguns programadores, para servidores, para umas brincadeiras, para algumas empresas (embora acabem por vezes de gastar mais dinheiro em suporte do Linux do que em comprar licensas para Windows), mas temos de ver que Linux não é um bom sistema Operativo para o Joe User.

Isso não é bem assim, o suporte hoje em dia é muito maior, alem de existir já um leque de informação distribuida pela Web que permite a resolução de 90% dos problemas com uma pesquisa no Google.

Ainda é demasiado complicado em muitos campos, pouco intuitivo, pouco user-friendly.
Se o rui_mac fala das assicronias do Windows o que poderemos dizer do Linux? Eu gosto de utilizar linux, mas temos que ver a percentagem de pessoas que conseguiria instalar o mesmo, ou pior, instalar programas no mesmo, mesmo utilizando distros como o Ubuntu. Apesar de tudo o melhor X para o linux hoje em dia (discutivel, claro...) é o KDE que cada vez mais se parece com o Windows...

Eu uso o Gnome, é simples e mesmo pessoas que nunca viram o Linux à frente (como a minha namorada e a minha irmã) conseguiram após 15 minutos de experimentar estar a conversar no MSN a ler os Mails e a escrever umas coisas no Word, por isso não penso que seja tanto assim, já foi assim, mas agora está bem melhor.

E quanto a instalação, não vou sequer comentar, se fizeres uma pesquisa no Google vais ver que encontras já muitas pessoas que fizeram a instalação do Windows e do Linux e muito claramente explicam o porquê de ser muito mais dificil instalar o Windows.
Podes dizer é que na maioria dos casos quando compras o PC já vem o Windows instalado e quando precisas de remendar alguma coisa no PC levas à loja (pagas) e eles instalam o Windows de novo. Isso sim acontece e muito.

O Joe User em 90% dos casos nunca instalou o Windows, essa é a realidade.

biggrin.gif

-- Rui --
blastarr
De programadores da própria Microsoft:

Regarding feature parity with MacOS, while we keep an eye on our friends in Cupertino, we also strive to innovate in different directions as well. Glass in the window frames, for example, would not succeed if it was just alpha-based transparency. It needs to direct the user's attention to the contents of the windows, still leave its own contents readable, and look cool.

At a high level, our goal is to strike a balance between what's presented most strongly to the user and what someone needs to see right off. It's definitely part art (design), part science (cognitive psych) and we are more successful in some places than others. You've pointed out a bunch of examples around making some visual elements contrast less or disappear entirely in some cases. We've also done some things like replace the menu bar, tool bar, and task pane in Explorer with a single command bar.

In some of the things (...), we've dialed back from our approach. For scrollbars, it's much more obvious now where the thumb button and the up/down buttons are. They used to be too light, especially on some laptop displays. Text and other elements colors have also been made higher contrast throughout the OS. For example, the text for icons is a much darker gray than it has ever been before, as is the text for enabled menu items.

Some of the other disappearing elements are quite on purpose, like the selection checkboxes and treeview arrows. I can appreciate your concern about these not being present, but our internal use and testing with a broad set of users indicates these represent an improvement for the majority of people. For example, most of the time, most users don't use treeview to see if a folder has subfolders, for example; they click on the folder and look at the listview instead. Removing the triangles lightens the look of the UI and brings focus to the content that's more interesting, more of the time. Is it a stepwise improvement for all users in all scenarios? No, but I stand behind the decision.

The TCP/IP protocol stack provided with Windows XP and Windows Server 2003 was originally designed in the early 1990s and was modified and enhanced over time to meet the needs of home and enterprise users.
The Next Generation TCP/IP stack in Windows Vista and Windows Server "Longhorn" is a complete redesign of TCP/IP functionality for both Internet Protocol version 4 (IPv4) and Internet Protocol version 6 (IPv6) that meets the connectivity and performance needs of today's varied networking environments and technologies.
greven
rcas, não querendo fazer este um tópico do linux (que até temos secção própria) e sendo eu um apreciador do mesmo, tens de admitir que o linux é tudo menos userfriendly ainda.

Claro que está bastante melhor que há uns tempos, claro que muitas coisas são parecidas com o Windows, basta ver aliás que tanto o Gnome como o KDE (os X mais utilizados) estão cada vez mais parecida na forma de interagir com o Windows, exactamente porque este é o sistema gráfico a nível de SO's mais difundido e portanto e mais fácil acimilação caso se mude para outro sistema diferente.

Agora temos de ver quem não é toda a gente que sabe utilizar um apt-get (ou a interface gráfica). Que instala o ubuntu e sabe como instalar os codecs e as dependências para poder ver divx e ver DVD's. Ou mesmo instalar outro programa. Não tens simplesmente um .exe no linux que te instala o programa e já está. Em RPM's tens os problema das dependências e se o SUSE resolve isto francamente bem, a maioria das Distro's não o fazem.

Temos as distros debian based como o Ubuntu mas mesmo no ubuntu tens de perceber o minimo de Unix, edição de ficheiros para poder trabalhar convenientemente com o mesmo. Desbloquear o SUDO, nem toda a gente sabe isto, muito menos um Joe User (esse nem sabe o que o SUDO é! tongue.gif).

E claro, todo o tempo que se perde a configurar o linux, porque temos de ver que se se perde algum tempo a instalar antivirus, firewall (isso já nem é verdade, dado que a firewall no SP2 já é bastante boa para inbound traffic) também se perde tempo no linux a configurar o mesmo para corresponder às nossas necessidades (e isto analisando o linux por aquilo que é, não comparando face às capacidades multimédia de um Windows ou OS X).

A verdade para mim é que o Linux é um bom sistema operativo para entusiastas, curiosos, servers, programas dedicados (como Maya, Combustion, etc...), mas bastante fraco ainda para o user casual e para uma experiência multimédia completa.

Como disse, para mim o linux só dá um grande passo se for apoiado por uma grande empresa, uma unificação das várias produtoras de distros, uma empresa que puxe para si developers, que garanta actualização de drivers constantes por parte das grandes empresas de hardware, que dê um Giagant leap a nível de interface.

Claro que isto possivelmente implicaria deixar de ser free, mas não necessariamente opensource. Seria ivoluir num ponto mas matar o projecto no outro. Por isso quanto a mim só 3 empresas no mundo hoje podem garantir um SO completo a vários níveis, a Microsoft, a Apple e o Google, que tem capacidade para isso mas também que implicaria vários anos de desenvolvimento e sem garantias de sucesso (pelo menos recursos humanos devem ter...).

Mas essa do Joe User nunca ter instalado o Windows é verdade! wink.gif Temos de ver que nós somos uma pequena minoria, a grande maioria dos utilizadores de PC quando acontece alguma coisa com o mesmo tem que o levar à Vobis mais perto! tongue.gif
rcas
biggrin.gif

Hehe, lá está.
Vamos lá ver o que o KDE 4 nos vai trazer, supostamente vai inovar de forma a se poder ter uma forma mais simples e user friendly.

Mas neste momento vejo o Gnome dentro do mesmo nível de utilização do Windows actual, tudo bem que tens os pacotes ao invés do .exe , é uma forma diferente de ver a instalação e francamente o que me dizem quem nunca usou é que gosta mais assim.
Mas claro está perde algum tempo até achar as aplicações idênticas ao que tem no Windows e tambem em configurar algumas coisas de multimédia, mas como referiste, tambem no Windows se perde tempo a instalar o restante software.

Pelo que vejo vamos ter três grandes frentes:
- Windows Vista
- Mac OS X (nova versão)
- Linux + KDE 4

-- Rui --
greven
WinFX SDK (sucessor do Win32, dos tempos do Windows 3.x), Day 1:

Microsoft on Wednesday gave developers access to a key piece of Windows Vista, months ahead of the operating system's release.

The company posted near-final versions of two software development technologies that are part of WinFX, the underlying programming model being introduced with Vista, which is slated to ship late this year.

The release is "a significant checkpoint" on the road toward delivery of the company's new programming model, since it allows developers to build and deploy applications on their core production systems, said Ari Bixhorn, director of Web services strategy at Microsoft.

WinFX combines Microsoft's existing .Net programming model with new tools for more easily linking software over the Internet, displaying data and creating business systems, Microsoft said. It will be shipped with Vista and also made available in versions for Microsoft's current client and server operating systems, Windows XP and Windows Server 2003, Bixhorn said.

The programming model includes the application programming interfaces used by millions of developers to build software that runs on Windows. Microsoft's goal in certifying parts of WinFX for production use--ahead of Vista's launch--is to entice developers to create new programs tied to the new development model, thus driving demand for Vista.

The two new technologies released on Wednesday are Windows Communication Foundation, developed under the code name Indigo, and Windows Workflow Foundation. WCF links server-based systems using Web services, while WWF is used to map business processes to networked applications.

Both are being made available under what Microsoft terms a "go live" license, meaning that the code can be used in production settings.

Microsoft demonstrated Vista, developed under the code name Longhorn, in 2003 and planned to release the operating system in 2004, but the company has since scaled back its initial plans for the release.

Making parts of WinFX backward-compatible with current Windows releases means that developers can get started before Vista arrives and new programs will work on existing PCs, Bixhorn said.

"We're giving customers the green light to use this in production," he said. "We have been working with several hundred early adopters for past year or so. We've done reliability testing...and additional stress tests that enable (the software) to be used in production."

The two technologies, in addition to a preview release of WinFX, are available to the general public for free download from Microsoft's Developer Network Web site, Bixhorn said.

One of Microsoft's goals with the programming model is to make Windows more appealing to companies building new business applications that use a development method called a service-oriented architecture. SOAs are modular systems that rely on standards--notably Web services and XML--to be more flexible and cost-effective, analysts say.

Overall, while Microsoft executives continue to predict widescale acceptance of Vista by businesses, market analysts say the switch won't happen overnight. Gartner analyst Michael Silver, for instance, says that companies will need at least 18 months of preparation and testing after Vista's debut before they can deploy it.

http://news.com.com/Microsoft+releases+key...125.html?tag=nl
greven
With little fanfare, Microsoft just announced that the xX64 version of Windows Vista will require all kernel-mode code to be digitally signed. This is very different than the current WHQL program, where the user ultimately decides how they want to handle unsigned drivers.

Vista driver developers must obtain a Publisher Identity Certificate (PIC) from Microsoft. Microsoft says they won't charge for it, but they require that you have a Class 3 Commercial Software Publisher Certificate from Verisign. This costs $500 per year, and as the name implies, is only available to commercial entities.

Also, drivers must be signed for devices that stream protected content. This includes audio drivers that use Protected User Mode Audio (PUMA) and Protected Audio Path (PAP), and video device drivers that handle protected video path-output protection management (PVP-OPM) commands.

View: Microsoft x64 PIC Driver Requirements

Link: OSNEWS

Quotes do Neowin:

User mode drivers do not need to be signed
So you webcam will still work without new signed drivers.

On top of that this is 64-bit only.
You can keep running 32-bit if you are so concerned.
There aren't any 64-bit drivers for most hardware in the market.
So the number of hardware devices which are effected by this change is minisule.

Excellent news a lot of drivers are very poorly made so this will ensure they don't mess the OS up.

Wasn't there some place that found most XP crashes were do to Driver issues? Hopefully between the 2003 codebase, the recoding, and the new driver standards Vista will be a rock of stability, compaired to XP/2000 which IMO are already VERY darn stable.

Anything that makes Windwos more stable I'm all for..I dont use any 3rd part drivers anyway.

Erm, I actually consider this a GOOD feature as overall, it'll help protect the systems stability.

Overall, what this forces is... If a company is going to make a "rootkit", in order for it to work, it has to go through Microsoft to approve it first. This is actually a good step against viruses/annoying companies.

Heck, it's also Microsoft's way of "controlling" stability on the system. (Think Mac.) Personally, I find it a good thing.

Oh, and if you read this... This is for KERNEL MODE drivers. Remember, the majority of drivers for Vista are supposed to NOT be run in ernel mode due to Microsoft's new stability attempts. So, it's not bad. It's not as if ALL your drivers will be running in system privs. >.>

Geh.

Só para esclarecer algumas dúvidas. Eu acho que é um passo importante. Não sei o que será feito de Omega Drivers para a ATI por exemplo, mas no entanto é uma boa medida.
rcas
Hehe, bom.

Isto é muito fixe, é que assim qualquer problema que exista deverá ser apontado como falha do SO e deixar de se culpar quem faz os Drivers ou outras aplicações wink.gif .

-- Rui --
greven
Não necessariamente, isto não invalida a falta de qualidade dos drivers, mas realmente ajuda a controlar a qualidade dos mesmos.

Coitada da HP... tongue.gif
rcas
QUOTE (greven @ Jan 22 2006, 09:39 PM) *
Não necessariamente, isto não invalida a falta de qualidade dos drivers, mas realmente ajuda a controlar a qualidade dos mesmos.

Coitada da HP... tongue.gif

hysterical.gif
greven
Windows Vista in Gamespot: http://www.gamespot.com/features/6143883/index.html

Vejam o pequeno video.
latrine
Primeira Vìtima...

Querem jogar Halo 2 num pc... buy VISTA... vai ser obrigatório... :| (não vai sair para mac, claro)
GLmig
O halo 2 vai sair para pc? lol Na sabia
greven
Microsoft is to release a new CTP build of Vista on the 21st

According to Vista beta testers, Microsoft is expected to release the latest (Community Technology Preview) CTP of Windows Vista on Tuesday. At the same time, the Redmond-based company will also release the first beta of developmental tools for the new operating system.

The February CTP will be a “feature complete release” according to Microsoft co-president Jim Allchin. Regular users (not just beta testers) can expect a Customer Preview Program (CPP) release of Vista some time in April.

The last CTP for Windows Vista was released to testers on December 19th. That release saw a drastically revamped setup process, a new Start button/menu system, the first integration of Windows Defender along with a host of updates to long-standing applications like Windows Media Player.

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=862

Isto quer dizer que todos vamos poder ter acesso à ultima Beta que vai ser feature complete. smile.gif
greven
http://www.pcmag.com/slideshow/0,1206,pg=0...a=171997,00.asp

Mais galerias de imagens, com features bem fixes, como estes exemplos que eu escolhi ao acaso:

Anteriormente conhecido como "WinSAT", de Windows System Acessment Tool, é um sistema de benchmarking global do sistema, que ajudará a manter a configuração de hardware mais equilibrada.

Extras da versão "Ultimate" do Windows Vista.

Adicionar Gadgets.

Este Live Preview não é apenas mostrar imagens em ponto pequeno dos ficheiros de imagem/texto/vídeo.
Como demonstra o Media Player 11, é possível criar mesmo "mini-versões" das aplicações, controláveis a partir da taskbar (ou sidebar), sem programas externos (está tudo na API WPF/Avalon do Windows, para os developers que queiram integrar essas funções nos seus produtos).

Backup de imagens do sistema (digam "goodbye" ao Norton Ghost e clones biggrin.gif)

O Windows agora "sabe" quais os componentes (internos ou de processos de software externo, por exemplo) que causam a lentidão do sistema, e sugere alterações.

Anti-phishing, para ajudar a detectar websites maliciosos/fakes.

É possível procurar não apenas documentos, mas também emails, a partir do "start".

Exemplo das configurações/propriedades de um Gadget.

Windows Firewall, configurações. (notem a capacidade de filtrar tráfego "outbound", por oposição ao antigo do XP SP2, que só filtrava o tráfego "inbound").

Se o Explorer bloquear, não é preciso intervenção externa, o Windows simplesmente "reinicia-a" automaticamente.

Controlo de volume de som personalizado para cada aplicação (biggrin.gif)

Para além de fazer backup de imagens do sistema, também é possível fazer imagens de backup de discos e de partições, e de seguida guardar em suportes removíveis, numa outra partição/disco, ou numa localização remota (network).

@Techzone

Novidades do último TCP (Beta2).
method
Eu sendo um quase Joe User(?!), não percebo nada de Linux, nem devo perceber de Mac OSX, mas também este último nunca experimentei.
Um dos problemas do Linux é ainda ser demasiado dependente de conhecimentos principalmente em relação á linha de comandos ou lá como se chama lá...
E depois, no Windows toda a gente conhece as extensões lá usadas e com que programas se usam. E no Linux? Qual é a extensões de programas? Eles dão para instalar como no Windows através de um wizard? É que não sei mesmo e se quiser mudar, no ínicio deve ser horas e horas a pesquisar na internet para saber o básico. Simplesmente porque maior parte dos programadores de Linux são um bocado pra cabeça dura e não querem dar a mão à palmatória no que toca a facilidade de uso Windows.

Eu tenho para mim que o novo Windows irá ser revolucionário. Apenas acho que talvez não vai ser muito bom para quem tem PC's antigos e quando digo antigos digo computadores que agora até nem estão nada mal. Mas só de requisitos minimos deve exigir bastante. Mas o progresso é mesmo assim. A indústria informática é muito afectada por este factor. Ainda se queixam da desvalorização de automoveis.. biggrin.gif

Como já deu para perceber, gosto bastante de Windows.
Uso Linux quando o bicho falha e me deixa na mão. Porque sempre dá para buscar aquele ficheiro ou pesquisar na internet por uma solução.
Se tivesse o dinheiro, compraria um Mac. Mas depois olho para o mini. Mas depois penso no que posso realmente fazer com ele visto que a incompatibilidade é certa no meu caso visto o uso preferêncial não dar vantagem ao OSX... Portanto, por cá vou ficando.
Com o meu Windows XP e o meu Knnopix e Linspire Live! biggrin.gif
Podem atiçar os cães contra mim agora!
Bioshadow
Gostei de muitas das novas features deste novo windows, parece estar no bom caminho smile.gif
Agora só falta saber a estabilidade deste novo windows.
greven
Why Windows Vista won't Suck: http://www.extremetech.com/article2/0,1697,1931946,00.asp

Uma afirmação muito precepitada! biggrin.gif
gnyo
Entre "won't suck" e ser um bom SO vai uma grande distancia. É esperar para ver.
FallenHaven
bom... até agora e supondo que... a base do Windows XP é o IE... e se calhar a do Vista vai ser... uh... o IE...

até acho que não deve ser mau... e claro que vai ser uma aventura os primeiros 2 ou 3 meses... mas hey... se a vida fosse sempre certa n tinha gozo! smile.gif

pelo menos o IE7 não está nada mal... o que é um excelente prenuncio do Vista
latrine
QUOTE (FallenHaven @ Mar 2 2006, 10:37 PM) *
a base do Windows XP é o IE...

Esta não percebi... a base do windows é o seu kernel, o que se passa é que o IE está fortemente integrado com o WE (windows explorer)... mas isto é só a componente de gestão e apresentação de ficheiros... wink.gif
greven
Para quem acusa o Pual de ser Biased:

http://www.winsupersite.com/reviews/winvista_5308_05.asp

Umas belas verdades sobre o Vista, recomendo a leitura para os interessados.
greven
In other News:

Vista, Antivirus: What If Allchin's Right?

http://www.betanews.com/article/Vista_Anti...ight/1163448148

Interessante, leiam. Para quem não sabe o Allchin disse que o Vista é tão seguro que não precisa de Antivirus.
greven
E para uma boa review do Vista, not biased:

http://www.winsupersite.com/reviews/winvista.asp

It's hard to put Windows Vista in perspective. On the one hand, the product has been in development for over five years, which means that Vista had one of the longest development cycles in the 20+ year history of Windows. (See my Road to Gold series for an exhaustive breakdown of that time period.)

Paradoxically, Windows Vista is both revolutionary and evolutionary. While it includes modern OS features, such as a new hardware-based graphical user interface (GUI), Vista will also feel like familiar territory, for the most part, to anyone that's already familiar with Windows XP. And Mac advocates can claim, truthfully, that many of Vista's best features appeared first on Mac OS X, sometimes years ago.

More problematic, over the past five years, many of Windows Vista's best features have been jettisoned, and it's unclear whether they'll ever appear in future Windows versions. Other features, like Internet Explorer (IE) 7, the Avalon and WinFX programming interfaces, the RSS platform, and more have been back-ported to Windows XP and Windows Server 2003, watering down the uniqueness of the Vista platform.

These are the things to keep in perspective when considering Windows Vista. It is a complex product, a big product. It's a major Windows update with lots of new functionality and oodles of new features. It's the first Windows version to provide developers with a major new programming model in a decade. It's got an unbelievably long list of extensibility points so that Microsoft and its partners can build off it for years to come. It is, as promised, the biggest new version of Windows since Windows 95. Chances are, if you're reading this site, you're going to upgrade to Vista sometime soon regardless of my opinion. As for the rest of the world, I suspect their next PC purchase will include Windows Vista as well. By this time next year, over 100 million people around the world will be using Windows Vista.

It's incredible, isn't it? The sheer size and scope of Windows Vista makes it difficult to review, to digest, and to understand. If you step back too far, it doesn't look very impressive at all: It's like XP with a spit-shine. But if you get too close, it's easy to get lost in the seemingly never-ending lists of new features. Yep, it's a major Windows version all right. And now it's complete. Let's dive in.
greven
Post interessante de um user no XS:

QUOTE (amrgb)
It's curious how nobody (that I know off) mentioned what I found to be the best improvement in Vista, and the major driver of my switch from XP to Vista effective NOW, in sharp contrast with what was my initial position.

It's understandable that here at XS no one mentioned that, since most of the community care about games and benchs most. But what I said applies to elsewhere.

So let me share my vision: incomparably better I/O performance at HDD level, due to a smart (or should I say obvious and the prior versions had a stupid one) usage of the RAM as a buffer.

Tests:

1. Copy 7.25GB from one hdd to another (Hitachis 250GB sata2 8MB): XP took 2m45s, Vista 2m18s (Vista wins by 35%)

2. Copy same 7.25GB from one hdd to the same hdd: didn't jot down the numbers, but Vista takes roughly 220% (a bit more than double) of time it takes to copy the same file from one hdd to another. Regarding XP, everybody know it would take ages.

What's the difference here? The hdd driver of Vista does what I always wanted it to do. With the amount of ram we have these days, I not read a chunk of 500MB to ram, and them write it back? Until now, the chunks should be really small (below 1MB?) and as a consequence the hdd was constantly changing between read and write which killed performance. With VIsta you don't even listen to the hdd working tongue.gif: I don't have numbers, but the gains of Vista here should be in the order of >200% over XP.

More tests:

3. Demux dvd of 7GB (4 files) using DVDDec*rypter (don't know if this persona non grata tongue.gif: ) from one hdd to another: XP averages 15MB/s, Vista 37MB/s (yup that's 250%). Why? Because it's 4 files (video, 2 audios, subtitles). With 2GB of ram most of the audio and of course the subtitles could be kept in ram, and the hdd who is writing could concentrate on writing the big one. That's basically what happens in Vista. In XP, it tries to write them at the same time, which implies seek times and fragmentation.

4. Demux same dvd, but for the same disc: Vista averaged 16MB/s, XP I didn't even try. That's why I always buy hdd in pairs, and it is not for raid tongue.gif: But notice that Vista is faster using only one hdd, than XP using 2.

Bottom line: if you manipulate large files, go Vista. The increases in performance in this sector will make you forget everything else, even (am I really saying this?) the $$$.

Processing power:
the F@H performance increase. My 600 pointers were taking about 28.5m, now 27.5m.

PS: and I have a X1300 and everything runs smooth.

http://www.xtremesystems.org/forums/showpo...15&postcount=29
GLmig
Até instalar este windows vou esperar que o ppl aqui do forum diga que o tem a correr sem problemas e com os programas mais comuns destas áreas, photoshops, 3dsmax e afins. É sempre com algum receio que mudo/actualizo de SO mas que tenho curiosidade lá isso tenho. smile.gif

Thks pela info greven
This is a "lo-fi" version of our main content. To view the full version with more information, formatting and images, please click here.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.